segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"O Reino dos Mamulengos"

 Esse nome MAMULENGO  já me atrai de graça, e meu pequeno Bernardo trouxe da escola este livro, passei o fim de semana todo "rodeando" o livro, mas sempre outras coisas me "puxavam". hoje peguei e me permiti deliciar-me com sua leitura, viajei com a história de Severino:
Severino era um rapaz quando resolveu sair pelo mundo em busca de sua sorte. Era especialista em fazer e manipular mamulengos, que aprendeu com o pai, com o avô, com o bisavô, que por sua vez aprendeu com o tataravô. Os bonecos de Severino pareciam pessoas de verdade, tinham feições humanas, se inspirando em seus vizinhos e pessoas que conhecia.
Severino se destacava pelo seu humor e inteligência sem igual, mas sua aparência não mostrava essa sua habilidade. Levava seus cenários, bonecos, instrumentos musicais e ferramentas em sua mala, que vivia caindo por onde ele andava.
Ele nunca tinha paradeiro, sempre viajando pelas cidades em troca de sustento, alimento e pousada para ficar. Sendo assim, as pessoas do lugarejo sentiam falta dele, principalmente as crianças que olhavam suas apresentações.
Então em uma de suas apresentações, conheceu o Reino das Terras Altas e notou um burburinho na praça, foi saber o que era. Estava falando de uma princesa que estava quase morrendo de tristeza, seu pai o rei espalhou proclamas por toda a cidade, dizendo que aquele que conseguisse fazer princesa rir se casaria com ela.
Severino resolveu se candidatar a fazer a moça rir. Mas Severino não sabia ler e quase foi enganado por um rei ciumento, que não queria que sua filha se casasse com o jovem.
Ajudado por seus amigos saltimbancos, Severino aprendeu a ler e a escrever e construiu uma imensa biblioteca para seu povo.

Stela Barbieri nasceu em Araraquara, Brasil. Artista, educadora e autora de muitos livros infantis, publicados por importantes editoras no Brasil e no exterior.

Fernando Vilela nasceu em São Paulo, Brasil. Um premiado autor  e ilustrador com mais de  cinquenta livros publicados por importantes editoras no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário: